28 de junho | Dia do Orgulho LGBTQIA+

RESPEITO É O MÍNIMO!

É preciso defender direitos, inclusão, representatividade e o orgulho.

Hoje, 28 de junho, é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Data que nos lembra que uma sociedade diversa, igualitária e justa, vai além do respeito. É necessário defender o direito de todas as pessoas, para que possam amar, viver e se orgulhar de ser quem são.

Sobre a data: (fonte: Gov.com)

O Dia do Orgulho LGBT+ é comemorado mundialmente em 28 de junho como um marco na luta por direitos, justiça social e políticas públicas para a sua população. Além de ser uma celebração da vida e da diversidade, a data se faz importante porque grande parte da sociedade encara as questões de identidade de gênero e de orientação sexual de maneira preconceituosa. Isso incide diretamente na saúde física e mental dessa população e pode desencadear processos de sofrimento, adoecimento e morte, pois contribui para que esse público enfrente diversas barreiras e violências para acessar direitos e serviços de saúde.

O movimento LGBT+ ganhou mais notoriedade com a revolta de Stonewall, nos Estados Unidos, quando em 28 de junho de 1969, parte da comunidade enfrentou a violência policial, fato que promoveu a realização da primeira marcha do orgulho. Assim, o Dia do Orgulho LGBT+ é celebrado em homenagem a uma data histórica para a comunidade.